Pages

terça-feira, 30 de novembro de 2010

O que é liberdade?

Certo amigo meu estava numa festa (não me lembro do que: aniversário, casamento, etc...) e sentou à mesma mesa de um conhecido seu. Lá pelas tantas, o tal conhecido dele, sabendo que ele tinha abandonado o hábito de tomar cerveja, começou a provocá-lo e a insistir para que ele tomasse a tal cervejinha.
“Você não pode tomar nem uma cervejinha?” Era a pergunta persistente e zombeteira.

Depois de gentilmente recusar diversas vezes, e ouvir chacotas do colega “ligeiramente” alcoolizado, meu amigo respondeu o seguinte:

“Ok, eu vou tomar uma cerveja com você. Mas só se você me prometer que esta será sua última cerveja de hoje à noite”.

“Não vou prometer isso. Eu não vou conseguir ficar sem tomar mais hoje”. Retruca o colega.

Meu amigo então responde: “Agora você percebe quem de fato não pode aqui?


Quero usar esta pequena história real como ponto de partida para refletirmos sobre o significado da palavra "liberdade".

sábado, 27 de novembro de 2010

Você vai andar nu no aeroporto

Se você está pensando em viajar de avião para os EUA ou Inglaterra, prepare-se para este total desrespeito à sua intimidade! Os governos de lá mandaram escanear por baixo da roupa das pessoas...afinal, alguém pode estar escondendo alguma arma terrorista debaixo da cueca ou da calçinha... A moda está pegando e acredito que é só uma questão de tempo pra coisa chegar aqui.
Os americanos estão protestando...Uma mulher resolveu passar de biquini na revista do aeroporto como forma de protesto. Se você não acredita, dê uma lida na reportagem. Bem que eu avisei que este seria o século da falta de privacidade!


sábado, 20 de novembro de 2010

Você é a favor da ditadura?

Certo dia eu estava conversando no refeitório da empresa com um de meus colegas de trabalho sobre o período da ditadura militar no Brasil. Ele mostrou-se particularmente favorável ao período, afirmando que os militares coibiam certos excessos da sociedade atual.

As duas crises do petróleo da década de 70 lançaram por terra o chamado "milagre econômico" brasileiro, que na época crescia como a China cresce hoje. O desgaste da cúpula militar com o descontentamento popular criou o ambiente favorável para a transição do regime militar de volta à democracia.

Você lembra do general Figueiredo (veja a foto)? Lembro-me da mídia alardeando o movimento "Diretas Já" que permitiria que os brasileiros elegessem seu primeiro presidente pós regime: Tancredo Neves, que sequer chegou a assumir em função de seu falecimento.
Caso o leitor não conheça, aqui segue um link com um pouco da história do período militar.
Decidi escrever este post fazendo uma breve reflexão sobre a ditadura: seria ela de alguma forma benéfica?



A fuga do Egito pelo mar: verdade ou mito?


Quem de nós ocidentais já não ouviu a história de Moisés conduzindo o povo de Israel através de um caminho seco no mar para fugir do exército egípcio? Segundo o relato bíblico, Moisés estendeu a vara e o mar se abriu. Quando os israelitas terminaram de passar pelo mar, este voltou à sua posição original matando o exército egípcio. Para muitos, o relato não passa de um mito, mas para outros, um fato.
Britânicos observaram um fenômeno raro que acontece no Egito que pode ser a chave para esclarecer esta polêmica.


sábado, 13 de novembro de 2010

Tirando tempo para estudar idiomas

Você fala algum idioma além de sua lingua nativa? Li recentemente uma discussão no LinkedIn (rede social profissional) sobre a importância do domínio de idiomas no currículo profissional. Veja o comentário de uma HeadHunter na rede social profissional chamada LinkedIn:


Palavra do Headhunter - Inglês ou Pós-graduação?

Muitos profissionais perguntam a minha opinião sobre o que mais aumenta a empregabilidade - o ingles fluente ou uma pós. Definitivamente é o Inglês fluente! é muito comum as empresas rejeitarem um perfil pela falta do inglês fluente e isso quase nunca acontece com a falta da pós. Antes de adiar seu curso de ingles em prol de uma pós, pense nisso - primeiro o Inglês - depois a pós!
Segue atalho da discussão completa para usuários LinkedIn.

O tema é discutido e endossado por vários recrutadores de empresas nesta rede, mostrando que não se trata de um parecer isolado.  E se você já domina o inglês, porque não pensar numa terceira lingua (ou segunda, se você é nativo na lingua inglesa)?. Vai melhorar ainda mais o teu currículo no mundo globalizado que vivemos!

E então, como vão os seus estudos de idioma? Se você está fazendo curso, ótimo! Se foi fazer "imersão" no exterior por meio de intercâmbio, melhor ainda! Mas se tá faltando tempo ou tá faltando "tempo" (dinhero) pra estudá-lo?

Se você pertence ao último grupo, aqui vai uma sugestão para te ajudar: faço parte de uma rede social chamada busuu.com  cujo objetivo é promover aprendizagem de idiomas. Neste post faço uma apresentação dos principais recursos oferecidos gratuitamente pela rede, para que você aprenda ou aperfeiçoe um idioma estrangeiro. São dezenas de idiomas disponíveis: Inglês, espanhol, alemão, francês, italiano, russo e português (Brasil) são os mais comuns. Mas tem muitos outros como árabe, mongol, romeno, esperanto, etc...

Veja a tela inicial da rede:


sábado, 6 de novembro de 2010

Sorria...você ainda vai ser observado!

Estava lendo uma reportagem sobre tendências tecnológicas onde se fala sobre privacidade na internet.
Neste post, quero fazer uma reflexão sobre tendências tecnológicas e seu impacto na sociedade atual e futura do ponto de vista da segurança e da privacidade. Coloquei vários links de reportagens que embasam minhas reflexões, tomando o cuidado de usar só fontes de informação conservadoras (jornais tradicionais e de ampla circulação). Afinal, tem muitos emails circulando por aí com teorias conspiratórias sem fundamento.


segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Fósseis e a Macro evolução

As definições de Macro e Micro Evolução foram apresentadas no post anterior. Também já esclareci os 3 pontos de vista cristãos em relação às nossas origens em contraposição ao evolucionismo ateísta  no post Evolucionismo e criacionismo.. Como eu havia prometido, hoje quero falar sobre o registro fóssil e Macro Evolução.

Os evolucionistas, tanto os teístas como os ateístas, apontam para o registro fóssil como evidência de que houve Macro evolução. Os métodos de datação por radioisótopos apontam idades remotas destes seres, e foi a partir do cruzamento entre datas estimadas e uma classificação por características biológicas progressivamente mais complexas na escala do tempo que Darwin e seus sucessores propuseram a Teoria da Evolução das Espécies.
Quero deixar claro que meu objetivo neste post é discutir apenas evidências científicas atuais e não questões de fé. Crenças todos nós temos, e deve haver respeito em relação a isso.


Você conhece o vice de Dilma?

Segue o link de uma reportagem da Folha de São Paulo, mostrando que o vice de Dilma, Michel Temer não vai ficar na sombra da presidente não, como aconteceu com outros vices anteriores. Saiba o motivo:


Michel Temer
 
 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
BlogBlogs.Com.Br