Pages

domingo, 5 de dezembro de 2010

Cognição e moral dos animais

O famoso biólogo Marc Hauser é considerado uma das maiores autoridades na biologia no que se refere ao estudo da "moral" nos animais, ou melhor, era considerado... Depois dos recentes escândalos em relação à sua conduta científica, Hauser aguarda a sentença da universidade de Harvard onde ele atua (veja a reportagem da Folha) que pode ser de exclusão ou de supervisão ao seu trabalho. Hauser busca evidências de que aquilo que chamamos de moral nada mais é que subproduto do processo evolutivo. Algum tempo atrás, o próprio Marc admite, frustrado, que após 15 anos de estudo não estava conseguindo encontrar as evidências da inteligência superior dos seres humanos em seus experimentos com animais (veja a reportagem). Assim, o elo evolutivo continua sendo objeto apenas de conjectura, pois o nível de inteligência dos bichinhos fica realmente muuuuuuitooooo abaixo do nosso.

Parece-me que a pressão por mostrar resultados que justifiquem o relativismo da moral e da superioridade humana acabaram fazendo o senhor Marc "meter os pés pelas mãos" e dar uma "ajudinha" nos experimentos...uma ajuda ilícita cientificamente. Felizmente, ao menos desta vez, a mentira foi pega.

O que me chateia não é o ramo da ciência chamado "Cognição animal", pois estudar os animais é algo muito legal. O problema é que certos cientistas do ramo já estão com a "cabeça feita" em sua opinião e querem apenas que os experimentos ecoem seu ponto de vista. É triste perceber que o ponto de vista de muitos deles visa simplesmente justificar comportamentos historicamente tidos como imorais.
 Se animais são referência de moral podemos justificar praticamente qualquer tipo de conduta sabia? Quero dar alguns exemplos:

A aranha viuva negra mata o macho após o acasalamento. Isto é que exemplo de moral familiar!



 Ou que tal ver os filhotes de aranha comendo a própria mãe...




Ok, peguei muito pesado né? Que tal algo mais leve então:bisões disputam a liderança do bando. Só pra lembrar: não existe a palavra PERDÃO entre eles, pois o perdedor é excluído permanentemente!




Eu podia passar horas postando vídeos deste tipo (ou mais chocantes) do que ocorre entre os animais, mas você mesmo pode pesquisar em sites como do NetGeo. Você acha mesmo que devemos agir como eles? Isto é aceitável para seres humanos? Eu não concordo! O ser humano não um simples animal inteligente. Não podemos justificar atrocidades e imoralidades humanas por que isso é "natural" entre certas espécies de animais! Isto é fugir de nossas responsabilidades!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
BlogBlogs.Com.Br