Pages

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Fim dos tempos?

Cientistas de diversos ramos do conhecimento alertam sobre os grandes perigos por trás do Aquecimento Global. Muitos afirmam que somente ações rápidas e radicais podem reverter eventos catastróficos nas próximas décadas...

Estão na moda os filmes acerca de impactos catastróficos sobre a civilização moderna. Aliás, Hollywood já ganhou muito dinheiro desde os antigos "Mad Max" até os recentes  "2012","Eu sou a lenda", etc... e tem gente se promovendo em falar sobre um futuro nebuloso da Terra.
Os mais céticos afirmam que tudo não passa de sensacionalismo com conotações supersticiosas.
Outros tendem a imaginar que coisas ruins estão por acontecer, mas que, no final, a humanidade dará um jeito "como sempre deu". Malthus, por exemplo, preveu no passado que haveria um colapso na produção de alimentos, pois a população crescia em taxa maior do que a produção de alimentos. Mas o desenvolvimento da agricultura mecanizada revolucionou a produtividade e afastou as predições negras de Malthus para debaixo do tapete. Os otimistas gostam de lembrar dessa história para ilustrar que a humanidade sempre encontrou e encontrará um caminho, uma saída.
 Será mesmo? Será que os problemas que nos aguardam são de fato assim tão equacionáveis? Talvez.
Existe, por fim, há aqueles que enxergam grandes problemas à vista.
 De qualquer forma, reflexões equilibradas sobre o tema sempre são válidas
 Segue uma série de vídeos, no mínimo, interessantes, que dão "asas" à nossa reflexão. São cerca de 2 horas de vídeo, então sugiro reservar um tempo pra olhar com calma. A parte 2 está bloqueada para a inserção, então só pode ser vista no Youtube. O original, entitulado "Earth 2100", foi veiculado pela ABC news em junho de 2009.
Apenas um parêntesis: uma reportagem da revista Harvard Business que li certa vez falava das futuras disputas por água mencionadas no vídeo. E até afirmava que a palavra "rivalidade" na sua origem latina significa "disputas pelo mesmo rio". Essas disputas por água eram muito frequentes na Antiguidade, visto que esse era um recurso geralmente escasso e precioso.

Parte 1
Parte 2
http://www.youtube.com/watch?v=AkmaLpINng4
Parte 3
Parte 4
Parte 5
Parte 6
Parte 7
Parte 8
Parte 9
O final é bastante otimista, mas penso que não será como no vídeo: será pior. O documentário pressupõe que nossa geração vencerá seu egoísmo, busca por prazeres sem limites e sua ganância por poder e dinheiro; e ele também não leva em conta outras fontes de tensão, como as rivalidades históricas, culturais e religiosas pré-existentes, que tendem a acirrar os ânimos e dificultar o consenso.
Vejamos o que alguns dos célebres "profetas ateus" tem a dizer a respeito:
James Lovelock, um célebre ambientalista prevê o fim de nossa civilização moderna até 2100 se algo radical não for feito logo. A "hipótese de Gaia" foi por ele encabeçada, gerando defensores e rivais em todo meio científico. Veja alguns comentários dele na reportagem "Biocombustíveis são embuste criado por interesses, diz autor em "Gaia: Alerta Final"":







http://www1.folha.uol.com.br/folha/ambiente/ult10007u675841.shtml
E o que dizer do célebre físico Stephen Hawking? Ele acha que já é hora de se preparar para deixar o planeta (para onde é que eu não sei):
 http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/780554-homem-precisa-abandonar-a-terra-logo-diz-hawking.shtml

Bem, pra encerrar, fico com as palavras do meu Profeta predileto :
"6Não tenham medo quando ouvirem o barulho de batalhas ou notícias de guerras. Tudo isso vai acontecer, mas ainda não será o fim. 7Uma nação vai guerrear contra outra, e um país atacará outro. Em vários lugares haverá falta de alimentos e tremores de terra. 8Essas coisas serão como as primeiras dores de parto.
 9– Depois vocês serão presos e entregues para serem maltratados e vocês serão mortos. Todos os odiarão por serem meus seguidores. 10Nessa época muitos vão abandonar a sua fé e vão trair e odiar uns aos outros. 11Então muitos falsos profetas aparecerão e enganarão muita gente. 12A maldade vai se espalhar tanto, que o amor de muitos esfriará; 13mas quem ficar firme até o fim será salvo...
 32Jesus disse ainda: – Aprendam a lição que a figueira ensina. Quando os seus ramos ficam verdes, e as folhas começam a brotar, vocês sabem que está chegando o verão. 33Assim também, quando virem acontecer essas coisas, fiquem sabendo que o tempo está perto, pronto para começar."
 "25E Jesus continuou: – Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. E, na terra, todas as nações ficarão desesperadas, com medo do terrível barulho do mar e das ondas. 26Em todo o mundo muitas pessoas desmaiarão de terror ao pensarem no que vai acontecer, pois os poderes do espaço serão abalados. 27Então o Filho do Homem aparecerá descendo numa nuvem, com poder e grande glória. 28Quando essas coisas começarem a acontecer, fiquem firmes e de cabeça erguida, pois logo vocês serão salvos."

(trechos do discurso de Jesus em Mateus 24 e Lucas 21)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
BlogBlogs.Com.Br