Pages

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Solidão

O que é solidão? Porque tantas pessoas reclamam que se sentem sozinhas num mundo tão interconectado?
A reportagem da Folha de São Paulo "Jovens se sentem mais sós que idosos, diz pesquisa britânicaassusta pela terrível realidade de tantos jovens oprimidos por um sentimento tão negativo.
Um amigo me enviou por email uma definição interessante sobre solidão do Chico Buarque. Veja:


Interessante a definição dele. Pensando nisso, lembrei-me de um episódio onde Jesus (Lucas 12), quando questionado pelos religiosos do seu tempo qual seria o resumo de toda a Lei Divina:
"Qual é o principal de todos os mandamentos? Respondeu Jesus: O principal é: Ouve, ó Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor! Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força. O segundo é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes" (grifo meu)

Quero chamar a atenção para o negrito. Seguindo a lógica de Chico Buarque, sofre de solidão quem está desencontrado consigo mesmo. Ouso dizer que tal pessoa possui uma auto-imagem distorcida de si e, consequentemente, dos outros. Ninguém com uma auto-imagem distorcida consegue, de fato, amar a si e muito menos aos que estão a sua volta. Sem um convívio pacífico consigo mesmo e com os outros, como não se sentir só?

O que não faltam são sugestões de como melhorar a auto estima: livros de auto-ajuda estão quase sempre entre os mais vendidos! Bem, aqui vai então minha própria sugestão extraída do Livro para o começo de um reencontro positivo consigo mesmo. Leia:

"Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (João 3.16)
"Nós amamos porque ele nos amou primeiro. Se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso..." (I João 4.19,20)
"Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele" (I João 2.15)


Um comentário:

PIERO WebDesigner disse...

Gosto de seu ponto de vista e fiquei surpreso com o ponto de vista do Chico.

Mais um bom Post para instigarnos a pensar.

Abraço, Piero

Postar um comentário

 
 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
BlogBlogs.Com.Br